Usina de Letras
Usina de Letras
167 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Ao longe... Muito longe... E ainda chego lá !... -- 30/06/2003 - 15:11 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Subordinado espontâneo sem hesitar e, ainda que a vida voltasse de novo atrás ajoelharia em vénia de mente à espera por douta benção, de forma alguma confronto a duvidazinha do grande Mestre: lembro-me bem sem se!...

Aos seis anos e meio de idade contava, lia, copiava e entendia razoavelmente números, palavras e nomes. Meu primo Sampaio, hoje testa de família dos Torres, mais velho do que eu doze anos, abanava-me o raciocínio quanto lhe aprazia. Meu Pai trazia para casa todas as noites três jornais diários.

Não tenho dúvida alguma: se naquele tempo fosse hoje, minha Mãe, que cuidava de ter sempre a chave da porta principal em mão, não hesitaria em optar por mais uma suplementar. Adiante...

Estou a lembrar-me de um joguinho muito pessoal que inventei para emocionar-me e brincar com enorme entusiasmo.

Gostava então imenso de ouvir na rádio, de ver, de saber, de ler tudo quanto fosse ciclismo. Que fazia eu pois para curtir meu ego?

Numa folha quadriculada, uns de cabeça e outros pelo jornal, apontava e numerava o nome dos ciclistas daquele tempo. Depois, em pequenos papelinhos individuais que embrulhava, colocava o nome e o número de cada um. Lançava-os de seguida todos numa latinha que sacudia bem para embaralhar o conjunto.

Vou exemplicar a brincadeira apenas com seis elementos e em duas etapas. Tirava à sorte o primeiro e assim sucessivamente até ao último.

1ª. Etapa - Circuíto na Pista do Lima

1º. - 3 - José Martins ...... Benfica, 2º. - 2 - Moreira de Sá ..... Porto, 3º. - 5 - Américo Raposo .... Sporting, 4º. - 1 - Fernando Moreira .. Porto, 5º. - 6 - Felix Bermudes .... Sporting, 6º. - 4 - J. Maria Nicolau .. Benfica.

Após a extracção, fingia que era relator da rádio a dar os resultados: José Martins, do Benfica, é o camisola amarela... E acrescentava em voz alta todos os demais pormenores.

2ª. Etapa - Porto / Viana do Casdtelo

1º. - 6 - Felix Bermudes .... Sporting 2º. - 1 - Fernando Moreira .. Porto 3º. - 2 - Moreira de Sá ..... Porto 4º. - 5 - Américo Raposo .... Sporting 5º. - 4 - J. Maria Nicolau .. Benfica 6º. - 3 - José Martins ...... Benfica.

Classificação Geral

1º. - 2 - Moreira de Sá ..... 4 pontos, 2º. - 1 - Fernando Moreira .. 6 pontos, 3º. - 6 - Felix Bermudes .... 6 pontos, 4º. - 3 - José Martins ...... 7 pontos, 5º. - 5 - Américo Raposo .... 7 pontos, 6º. - 4 - J. Maria Nicolau .. 11 pontos.

E proclamava: senhoras e senhores, o camisola amarela na próxima etapa, Viana do Castelo / Guarda, é Moreira de Sá... do F.C. do Porto! E assim, dia sobre dia, ia fazendo uma imaginária Volta a Portugal em Bicicleta.

Por volta das 8 horas da noite, mais minuto menos minuto, meu Pai chegava do trabalho e acabava-se logo a brincadeira... - "Então, ciclista, quem é que vai à frente ?...", perguntava meu Pai enquanto me fazia uma festa na cabeça...

Ah... Mestre Nemésio... Como tão bem me lembro deste "Se bem me lembro...". Que saudade, que delícia sentimental, que emoção de lágrima em pérola está mesmo agora a acontecer...

De memória em sol a pino
Sinto agora a saudade
Brincar comigo à vontade
Como se fosse um menino!

Torre da Guia

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui